Nossas Histórias e Personalidades
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é o Estabelecimento de Ensino Militar do Exército mais antigo de Pernambuco e destinado à formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.
A história deste Centro se confunde, por vezes, com a história recente do Recife, considerando que por aqui passaram governadores, parlamentares, oficiais, médicos, dentistas, advogados, dentre tantos profissionais liberais que fazem o dia-a-dia desta cidade e, não raramente, adquirem projeção regional e nacional.
Em 13 de novembro de 1933, ano de sua criação, iniciou seu funcionamento na Rua do Hospício, ao lado do antigo QG da 7ª Região Militar. Seis anos mais tarde, transferiu-se para o Forte das Cinco Pontas, de onde, após um ano, retornou à sua sede original. Posteriormente, mudou-se para a Rua Benfica, onde hoje funciona o Museu da Abolição. Atualmente, ocupa o “Velho Casarão de Casa Forte” para onde foi transferido em 1949.
Criado apenas com o Curso de Infantaria recebeu, ao longo do tempo, seus atuais cursos: Artilharia e Intendência (1944), Engenharia (1951), Comunicações (1968), Material Bélico (1978) e Cavalaria (2010).
Atualmente, o Centro conta com 170 alunos da sociedade pernambucana que se juntarão, na Solenidade do Aspirantado, aos mais de treze mil Aspirantes-a-Oficial da Reserva formados. Alguns participaram da Campanha da Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha da Itália; mais recentemente, em missões de Paz da ONU (Angola e Haiti); e emprego real nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (nos Estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Rio de Janeiro), demonstrando o valor do Oficial R/2 do CPOR/R.
CONHEÇA MAIS A NOSSA HISTÓRIA...
Redes Sociais