Valores e Atores
“Sigam-me os que forem brasileiros" - Luís Alves de Lima e Silva (DUQUE DE CAXIAS), o patrono do exército brasileiro falou a frase em um momento dramático da Guerra da Tríplice Aliança, a Batalha de Itororó. Era vital para as tropas aliadas atravessar o Rio Itororó, mas os paraguaios infligiam numerosas baixas aos brasileiros. À beira da derrota, Caxias desembainhou a espada, gritou a frase com entusiasmo descomunal, tomou a dianteira, atravessou a ponte, acompanhado por toda a tropa, e venceu a batalha.
“Os soldados nunca são melhores que os cidadãos a que servem. São educados para serem diferentes, vencer obstáculos e cultuar a essência da racionalidade da sua gente, defendendo o interesse soberano da nação. Para tanto, o exercício regular dos valores lhes confere lastro moral para a luta”.
Cel Art HELIO Fernando Rosa de Araújo – Oficial do Exército Brasileiro.
Parte daquilo que praticamos diuturnamente em nosso CPOR/R passa a fazer parte de um acervo fotográfico e escrito. Seus atores, praticantes dos mais nobres valores cultuados pelo Exército Brasileiro, relata-nos a experiência vivenciada naquele exato momento.
Dentre os valores militares praticados pelos militares do CPOR/R, destacamos:
- Patriotismo
- Civismo
- Fé na missão do Exército
- Amor à profissão
- Espírito de Corpo
- Aprimoramento técnico-profissional
- Coragem
Redes Sociais